Com temperaturas de até 36° C, setembro marca o início do período mais quente no Estado

 


unnamed%2B%25282%2529




O mês de setembro da início aos quatro meses mais quentes do ano no Estado. A temperatura média compensada varia entre 28° C e 29° C, enquanto que a máxima média chega a ultrapassar os 36° C em alguns municípios cearenses. Além disso, este período é assinalado pela baixa umidade relativa do ar, inferior a 30%, o que requer cuidados com a saúde.

O meteorologista da Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, informa que nos últimos meses do ano a cobertura de nuvens no céu diminui, por causa do término do período de chuvas. Com o céu “limpo” ou com poucas nuvens, a incidência solar e as horas de sol são maiores na superfície. Entretanto, esse período também é caracterizado por ventos mais fortes, consequentemente amenizando as temperaturas mais altas. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste mês de setembro, os municípios com as temperaturas médias compensadas mais altas são: Crateús (28,8° C), Iguatu (28,3° C), Sobral e Tauá (28,1° C). 


 Ainda segundo o Inmet, nos últimos 39 anos, o recorde de temperatura máxima no quadrimestre é de Crateús, que em 2005 alcançou 39,8° C. Já no mês de setembro, especificamente, Morada Nova e Crateús dividem a liderança de quase quatro décadas, atingindo 39° C em 1998 e 2000, respectivamente.


G1 - CE

Postar um comentário

0 Comentários