Projeto clusters econômicos de inovação é retomado para promover o desenvolvimento do Cariri

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Sedet - e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Secitece, retomaram o Projeto Clusters Econômicos de Inovação no Cariri, em que são priorizados os clusters Comércio, Turismo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Economia da Saúde e Infraestrutura e Logística. 

Juazeiro do Norte se destaca como um dos principais centros ...  
Foto > Cariri Revista 

Após uma série de reuniões virtuais, foram definidas datas para as oficinas de levantamento de problemas, que acontecerão também on-line. Nessa etapa, os problemas levantados serão avaliados por uma banca examinadora e três deles terão prioridade. Depois, haverá um chamamento público para empreendedores e desenvolvedores de soluções tecnológicas (problemas e/ou serviços) a serem implementadas em até um ano. A expectativa é que essas soluções sejam desenvolvidas por três startups da região e dois pesquisadores, como mestres e doutores. Eles terão bolsas da Funcap. Para cada startup serão três bolsas, totalizando nove. 
As oficinas serão realizadas nos próximos dias 16 (Infraestrutura e Logística), 20 (Tecnologia da Informação e Comunicação), 22 (Turismo), 23 (Economia da Saúde) e 27 (Comércio).
"Foi necessário reajustar a metodologia devido à pandemia, mas seguimos firmes com a ideia de criar uma nova economia a partir de práticas inovadoras de alcance nacional e mundial. Ao lado do Prefeito Arnon Bezerra, do Governo do Estado, empresariado local, Instituições de Ensino Superior e Sistema S, trabalhamos para acelerar o desenvolvimento regional", destacou a Secretária Interina de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Tatiane Kohlrausch.
PROJETO CLUSTERS ECONÔMICOS DE INOVAÇÃO
O Projeto Clusters Econômicos de Inovação atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, Sistema S e outras instituições de fomento, com o objetivo de gerar oportunidades de emprego e de empreendedorismo e melhor distribuição da renda nas regiões de planejamento do estado do Ceará, via inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenham maior oferta na região. O Projeto, iniciado no ano passado, abrange 14 regiões de Planejamento do Ceará.

Postar um comentário

0 Comentários