Sustentabilidade em Redes: Sesc Ceará realiza Semana do Meio Ambiente online



Programação virtual conta com lives de dicas sustentáveis, bate-papo, campanhas, entre outros

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas reflexões em diversos aspectos da sociedade, entre eles envolvendo as questões ambientais. Para debater a mudança de hábitos e a importância de atitudes sustentáveis, o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE) realiza a partir desta quarta-feira, 03/6, a Semana Sesc de Meio Ambiente com a temática “Sustentabilidade em Redes” nas unidades Fortaleza e Crato.



Por conta das medidas de distanciamento social, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, será celebrado de maneira diferente em todo o planeta por meio das redes sociais. Pensando nisso, a programação do Sesc Ceará desenvolve diversas atividades como dicas de produção de ecocosméticos, paisagismo, bate-papos, campanha educativas e estudos virtuais para todas as gerações.


A abertura do evento online em Fortaleza acontece no 03/6, às 10h, com um bate-papo entre a Gerente do Sesc Fortaleza, Lorena Wendt, e o Secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, que irão falar sobre as ações conjuntas e apresentar atividades remotas desenvolvidas para esse período. A Live será transmitida nos perfis do Instagram: @lorenawendt e @semace.


Entre as atividades remotas estão: lançamento dos Grupos de Estudos Ambientais em parceira com Universidade Federal do Ceará, por meio do Curso de Ciências Ambientais, com inscrições abertas no link: https://bityli.com/dkM33; e o lançamento da campanha Desenho Criativo Criança na Natureza, que irá contemplar, com um kit de desenho, as primeiras 100 crianças que postarem nas redes sociais desenhos retratando suas memórias na natureza. A ação digital acontece entre os dias 03/6 a 03/7 e serão válidas as publicações que marcarem o perfil do @Sescce e a hashtag #tudoemcasafecomércio.


No Crato, as atividades têm início com um bate-papo sobre a Conservação do Antilophia bokermanni (Soldadinho-do-Araripe) com a presença de Weber Girão, biólogo da Aquasis - Projeto Soldadinho-do-Araripe, e Flávia Domingo, analista ambiental do NGI ICMBio Araripe. A live será transmitida por meio da plataforma StreamYard, às 19h, e o link de acesso será disponibilizado uma hora antes do evento nos perfis do Instagram @ionnesena, @Sertaoemflor e @BiodiverSe. Além dessa atividade, o Sesc Crato conta com lives sobre animais silvestres, Parque Estadual Sítio Fundão e Núcleo de Gestão Integrada.


De acordo com Clarice Araújo, Analista Assistencial do Sesc Fortaleza, toda a sociedade pode atuar de forma significativa na redução dos impactos ambientais. Novos paradigmas ambientais, mais do que nunca, são fundamentais para a manutenção da vida na Terra. Assim como compromissos entre nações para redução de CO2 são imprescindíveis, também é possível mudar a realidade apenas alterando alguns aspectos comportamentais do seu dia a dia.


“As sugestões de práticas sustentáveis podem ser várias. Uma simples é a redução do uso de itens descartáveis, como sacolas e copos plásticas. Outra opção está na mobilidade urbana, utilizando um meio de transporte alternativo não emissor de CO2 de forma regular é possível fazer uma enorme contribuição ambiental”, afirma.




Programação Semana Sesc do Meio Ambiente 2020

Sesc Fortaleza

Dia 03/06
Abertura

Bate-papo com a presença da Gerente do Sesc Fortaleza, Lorena Wendt, e o Secretário de Meio Ambiente do Ceará, Arthur Bruno.
Horário: 10h
Transmissão: Instagram @lorenawendt e @semace

- Lançamento dos Grupos de Estudos Ambientais em parceira com Universidade Federal do Ceará, por meio do Curso de Ciências Ambientais. Serão 3 grupos disponíveis:

Grupo 1 – Estudos Ambientais Iniciante; (voltado a pessoas que desejam iniciar as discussões ambientais e refletir sobre sustentabilidade no cotidiano)
Grupo 2 – Estudos Ambientais Intermediário; (voltado a pessoas com certo acúmulo nas questões ambientais e interessadas em discutir conservação da natureza);
Grupo 3 – Educação Ambiental para crianças; (introdução à educação ambiental para crianças nesse período de pandemia).

Inscrições abertas no link: https://bityli.com/dkM33

- Lançamento da Campanha Virtual – Desenho Criativo Criança na Natureza
Período: de 03/6 a 03/7
Necessário publicar foto nas redes sociais, marcando o perfil @sescce e #tudoemcasafecomércio

Live de Educação para a Conservação da Natureza - Apresentação dos conteúdos do Grupo de Estudos Ambientais em parceria com a Universidade Federal do Ceará
Horário: 11h
Transmissão: Instagram @clariceabc e @bioveg_labomarufc

Dia 04/6

Live Produção de Ecocosméticos e produto de limpeza natural
Serão produzidos os seguintes produtos naturais: Esfoliante natural, tônico facial, máscara capilar e desinfetante natural.
Horário: 10h
Transmissão: Instagram @clariceabc e @notasdeumabusca
Dia 05/6

Live – Paisagismo Sustentável: criação de espaços naturais e ecosustentáveis
Live 1: Tudo sobre Plantas! Espécies de plantas de sombra e sol, melhor adubo, como plantar e cuidar. Dicas para você ter plantas em todos os ambientes da sua casa.
Horário: 10h
Transmissão: Instagram @clariceabc e @franklinmaia­_

Live 2: Ecopaisagismo – conhecendo uma piscina natural orgânica e plantas ornamentais e comestíveis. Do jardim à mesa!
Horário: 10h30
Transmissão: Instagram @clariceabc e @brunoary


Sesc Crato


Dia 03/6

Abertura
Bate-papo sobre Conservação do Antilophia bokermanni (Soldadinho-do-Araripe) com a presença de Weber Girão, biólogo da Aquasis - Projeto Soldadinho-do-Araripe, e Flávia Domingo, analista ambiental do NGI ICMBio Araripe.

Transmissão: plataforma StreamYard
Horário: 19h
O Link estará disponível uma hora antes da atividade nos seguintes perfis do Instagram:
@ionnesena / @Sertaoemflor / @BiodiverSe


Dia 04/6

Bate-papo sobre Animais Silvestres da Chapada do Araripe com Otoniel Moreira, da 2ªCPMA/BPMA, e Walison Machi, da BiodiverSe.

Transmissão: Plataforma StreamYard
Horário: 15h
O Link estará disponível uma hora antes da atividade nos seguintes perfis do Instagram:
@ionnesena / @Sertaoemflor / @BiodiverSe


Dia 05/6

Conhecendo o Parque Estadual Sitio Fundão / Gestão e Histórico Cultural com Dágila Ramonita, gestora do Parque Estadual Sítio Fundão, e Alexandre Sinézio, educador ambiental do Parque.
Transmissão: Instagram @vemprositio e @ionnesena
Horário: 15h


Diálogo sobre o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) - ICMBio Araripe com Carlos Augusto de Alencar Pinheiro, ICMBio Araripe, Paulo Fernando Maier Souza, ICMBio Araripe, e Allysson Pontes Pinheiro, professor pesquisador URCA.
Transmissão: Plataforma StreamYard
Horário: 19h
O Link estará disponível uma hora antes da atividade nos seguintes perfis do Instagram:
@ionnesena / @Sertaoemflor / @BiodiverSe

Postar um comentário

0 Comentários