Sem vacina contra o coronavírus, UFRJ pode ficar sem aulas presenciais este ano


Já são 90 dias de atividades presenciais suspensas na instituição.
Em nota divulgada nessa segunda-feira, a direção da Universidade Fedral do Rio de Janeiro (UFRJ) afirmou que avalia alternativas para que os alunos não percam o ano.

 Foto: Arquivo/ Agência Brasil

A UFRJ criou um Grupo de Trabalho Pós-Pandemia para estudar as fases de um retorno gradual e definir os cuidados necessários à condução segura das atividades. Também foi constituída a Comissão de Formas  Alternativas de Ensino, para analisar as demandas necessárias para a retomada das atividades acadêmicas de graduação, pós-graduação e extensão. Segundo a nota, em breve, serão propostas as fases para o retorno progressivo na pós-pandemia.

O anúncio de que a retomada vai depender de uma vacina ou medicação contra o coronavírus repercutiu entre os alunos. Mesmo com o primeiro semestre praticamente perdido, Leonardo Campos, estudante do 6º período de Ciências Contábeis, concorda com a decisão da Universidade.

Aluno do 6º período de Ciências Contábeis da UFRJ, Ricardo Pereira, também considera a decisão acertada. O estudante afirma que a situação causa apreensão e torce para que seja possível estruturar o ensino à distância.

A nota da UFRJ reconhece que ainda resta muita incerteza sobre quando ou como ocorrerá o retorno presencial, mas destacou que tem agido de maneira responsável, sempre baseada em critérios técnico-científicos, desde o início da pandemia da Covid-19.

A UFRJ ressaltou ainda as ações para a população do estado durante esse período de pandemia. Nesses três meses, a instituição realizou mais de 12 mil testes diagnósticos para detecção do novo coronavírus; atendeu mais de 600 pacientes com Covid-19 nos hospitais universitários, além de ter renovado leitos de CTI e enfermarias.

Postar um comentário

0 Comentários