Circuito Virtual Sesc Junino: brincantes e pesquisadores têm até dia 17 para se inscrever


De 10 a 17 de junho estão abertas as inscrições para Circuito Virtual Sesc Junino, o festival realizado pelo Sesc, que em 2020 será inteiramente online. O edital está aberto para grupos de quadrilha juninas e pesquisadores do patrimônio cultural nordestino, que podem apresentar propostas de apresentações, exibições de vídeo e debates ao vivo. 

Com a suspensão dos festejos juninos no Ceará devido à pandemia, a classe artística perde oportunidades de trabalho, e o movimento junino do Estado fica sem os eventos para se apresentar. Para amenizar os prejuízos do setor, e fazer com que os cearenses possam viver o São João em suas casas, o Sesc adaptou o tradicional concurso de quadrilhas, que, no ano anterior teve participação de 89 grupos e movimentou 13 cidades. 

Em 2020, o Circuito não será competitivo, mas deve agregar os brincantes para debater alternativas para a cultura e também proporcionar interação com o público pelas redes sociais. Algumas alternativas são vídeos de apresentações de anos anteriores, quanto às transmissões online, estão vetadas as ações que causem aglomeração de pessoas. 

Ao todo, 45 propostas serão escolhidas, sendo 30 apresentações e 15 debates. Entre os critérios de seleção estão: criatividade na proposta do projeto; qualidade artística, atuação na sua comunidade; portfólio do grupo junino; currículo dos pesquisadores e pesquisadoras e viabilidade da proposta. 

O histórico da quadrilha junina; a pesquisa sobre figurinos, adereços e cenários; os processos de pesquisa dos temas apresentados pela quadrilha; dramaturgia dos casamentos juninos e a musicalidade são alguns dos possíveis temas a serem abordados nos projetos. A programação será veiculada nas redes sociais do Sesc e dos participantes. 

O resultado da seleção será divulgado nos canais do Sesc a partir de 22 de junho.  

Para se inscrever 
Os candidatos devem ler atentamente o edital do Circuito Virtual Sesc Junino, preencher o formulário online enviar a documentação necessária. 

Acesse os documentos no site sesc-ce.com.br

Postar um comentário

0 Comentários