Banabuiú se destaca no combate a COVID-19 e anuncia Centro de Atendimento Especializado para infectados

O município de Banabuiú vai ganhar um importante reforço no enfrentamento ao coronavírus: a cidade terá um Centro de Atendimento Especializado para pessoas que apresentem sintomas suspeitos da Covid-19. O equipamento está sendo construído na Unidade Básica de Saúde Jason Maia Perdigão, no Centro. A previsão é que ele passe a funcionar a partir desta sexta-feira (3).
A previsão é que ele passe a funcionar a partir desta sexta-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Banabuiú)
O anúncio da construção do Centro foi feita pela secretária de saúde de Banabuiú, Rianna Nobre, em live nas redes sociais na última sexta-feira (26.). De acordo com Rianna, o município foi contemplado com o equipamento através da Portaria n° 1.579 de junho de 2020, que prevê a municípios de até 70 mil habitantes em quadro de cenário emergencial.
Até setembro o Centro receberá o repasse extra de R$ 60 mil para seu funcionamento. Esse valor será utilizado com pagamento de profissionais, manutenção e a compra de recursos necessários para que seja oferecido o atendimento à população. O equipamento vai ficar aberto por 40 horas semanais, com médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.
A chegada do equipamento para Banabuiú vai modificar a logística de atendimento que está em vigor até aqui. Quando passar a funcionar, todas aquelas pessoas que estejam sob suspeita por apresentarem sintomas do Covid-19 será levado para o Centro de Atendimento Especializado. Lá, ele é indicado se pode cumprir o tratamento em isolamento domiciliar ou se deve ficar internado. Se necessitar a internação, o paciente é transferido para a ala de tratamento de Covid-19 no Hospital. De lá, caso o quadro clínico evolua, ela será transferida via sistema para os hospitais de referência para tratamento.
Rianna Nobre acredita que a chegada do Centro possa otimizar o atendimento, permitindo mais segurança aos usuários do serviço de saúde, ao mesmo tempo em que vai deixar o município mais tecnicamente equipado com instrumentos de maios êxito para o combate e o enfrentamento ao vírus. “Isso vai ser muito bom para a população, eles vão saber que os atendimentos vão acontecer lá, teremos um local apropriado para isso e uma equipe inteira dedicada a se debruçar sob os casos suspeitos, garantindo mais atenção ao paciente e, por conseqüência, maiores chances de que ele seja curado”.
O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, comemora a conquista do Centro para o município. “Nós temos vivido um período muito difícil, então a chegada de um local com equipamento, com profissionais voltados apenas para esses casos, nos traz a certeza de que nós vamos poder oferecer melhores condições de tratamento ao paciente que necessitar ser consultado”, afirma.
Monólitos Post 

Postar um comentário

0 Comentários