Tururu tem a taxa de mortalidade por Covid-19 mais alta do Interior

Tururu-Ce - PublicaƧƵes | Facebook

FOTO > INTERNET 
 
Sete Ć³bitos por Covid-19 nĆ£o seria um nĆŗmero tĆ£o alarmante assim se nĆ£o fosse o contexto. As mortes pela doenƧa aconteceram em um pequeno municĆ­pio de Tururu, na microrregiĆ£o de Uruburetama, que, com cerca de 16 mil habitantes, apresenta a mais alta mortalidade (nĆŗmero de mortes por 10 mil habitantes) do CearĆ” fora de Fortaleza. Enquanto na Capital, com 1.503 Ć³bitos, a taxa Ć© de 5,63, em Tururu a mortalidade atinge Ć­ndice de 4,92 - o segundo numa lista de mais 11 municĆ­pios com mortalidade acima de 2,37 por 10 mil habitantes que o CearĆ” apresenta.

"O grande problema enfrentado Ć© carĆŖncia de leitos que recebam os pacientes com sintomas mais graves e a central de regulaĆ§Ć£o nĆ£o consegue dar vazĆ£o necessĆ”ria", indica a secretĆ”ria da SaĆŗde de Tururu, Roberta Alves. A titular da pasta aponta tambĆ©m o adoecimento dos profissionais da saĆŗde, a dificuldade de contrataĆ§Ć£o de mĆ©dicos e na aquisiĆ§Ć£o de Equipamento de ProteĆ§Ć£o Individual (EPIs) e a baixa adesĆ£o da populaĆ§Ć£o as orientaƧƵes de prevenĆ§Ć£o como fatores para a alta mortalidade na Cidade.

De acordo com a gestora, foram destinado seis leitos do hospital municipal para o tratamento de enfermos da Covid-19, estando cinco ocupados. O municĆ­pio nĆ£o possui respiradores nem UTIs, sendo os casos mais graves encaminhados para Itapipoca por meio da central de regulaĆ§Ć£o do Estado. "Na nossa regional, somente o municĆ­pio de Itapipoca possui respiradores e UTIs, inclusive instalados nesse perĆ­odo de pandemia", indica.

A Cidade jĆ” estĆ” sob regime de lockdown desde o inĆ­cio de maio, segundo a secretaria, com fiscalizaĆ§Ć£o do fluxo de veĆ­culos, entrega de mĆ”scaras e kit de higienizaĆ§Ć£o alĆ©m da desinfecĆ§Ć£o de veĆ­culos, aferiĆ§Ć£o de temperatura, cadastramento de pessoas com sintomas nas principais entradas da Cidade.



 (Domitila Andrade)

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios