Antonina do Norte festeja nesta sexta feira (8), 62 anos de emancipação política


      O município de Antonina do Norte, encravada na região do Cariri Oeste. está festejando 62 anos de emancipação política, constituída por um povo simples ordeiro e hospitaleiro.


Pousadas em Antonina do Norte, Hotéis em Antonina do Norte - CE ...


       Nesta data o Prefeito Evandro Arrais ( PSD), une -se aos seus municípes para fazer uma saudação pela passagem dos 62 anos de emancipação política, clamando progresso trabalho e sobre tudo dedicação a causa da população, rogando que Deus possa iluminar a todos as pessoas para que tenhamos um desenvolvimento mais altivo, destacou o Gestor.

Evandro Arrais - Página inicial | Facebook



O  município tem uma população de 6.984 habitantes, de acordo com a última estimativa do IBGE. Sua área é de 260,101 km² km² representando 0.175% do estado e 0.0175% de toda região. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal é de 0,613, hoje o município é administrado pelo Prefeito Evandro Arrais (PSD). 


                     A cidade de Antonina do Norte originou-se do antigo povoado de Mocambo. Mocambo era parte integrante do Município de Saboeiro.


 O espaço geográfico era um sítio que pertencia a três irmãos: Manuel da Silva Mota, Antonio da Silva Mota e Joana da Silva Mota. A origem do nome Mocambo advém do seguinte: a sede da fazenda era no sítio Riacho Fundo (a 9Km da atual sede), na beira do rio Conceição.

 Numa época de inverno faltaram algumas vacas no curral da fazenda; saindo-se à procura, encontraram-nas no local que hoje se encontra instalada a cidade - na época era um terreno de mata virgem.

 Levaram-nas de volta ao curral. Algum tempo depois mais vacas voltaram a sumir, então, começaram a comentar: “Elas estão no mocambo, estão “amuncambadas”. Daí fizeram um amansador de gado por essas bandas; logo depois construíram a primeira casa do terreno (1882) e o nome do povoado ficou sendo “Mocambo”, “por causa das vacas que se amuncambavam lá”.  


A base da economia do referido povoado era a pecuária acompanhada de uma agricultura de subsistência (milho, feijão, arroz). Com a construção da rodovia Icó-Piauí (com passagem por Mocambo, o sítio sofreu bastante influência desse fator externo). 

Foi instalado um escritório-residência da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas –IFOCS- e através do engenheiro, Dr. Frota, Antonio Delfino da Silva conseguiu uma professora e os primeiros móveis escolares de Mocambo. Na época existiam oito casas no sítio Mocambo. Após o término da construção da rodovia foram construídas mais residências e aumentou o nível de intercâmbio do povoado com outras regiões

 Para acelerar o processo de emancipação por parte de Aiuaba, Mocambo, que inicialmente projetara a inclusão no leito do rio Conceição nas suas terras, aceitou a proposta que estabelecia que a área geográfica fosse até as margens desse rio. 

  Antonina do Norte só veio a realizar sua primeira eleição municipal no ano de 1960. Esses dois anos passados entre a sua emancipação e a sua instalação (11.12.60), quando da posse do primeiro prefeito, foram devidos a não preparação do município para realizar sua eleição no ano de1958. Neste ano os eleitores de Antonina do Norte votaram como distrito de Aiuaba



Municípios vizinhos de Antonina do Norte

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Antonina do Norte-CE em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.
Assaré - 16.9 km
Aiuaba - 26.3 km
Saboeiro - 27.7 km
Tarrafas - 27.7 km
Potengi - 36.0 km
Altaneira - 37.6 km
Nova Olinda - 49.4 km
Farias Brito - 49.5 km

Postar um comentário

0 Comentários