Águas do São Francisco já podem chegar ao Ceará

Avanço das obras no Eixo Norte da transposição já possibilita a passagem das águas do São Francisco para o Ceará. Foto:Arquivo/TV Globo

As águas do “Velho Chico” já podem chegar ao Ceará. O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou, nesta quinta-feira (28), a conclusão das obras físicas que garantem funcionalidade ao Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O trecho concluído permite a integração entre os reservatórios Milagres, em Verdejante – Pernambuco, e Jati, em território cearense. Com a chegada das águas a Região Metropolitana de Fortaleza será atendida a partir da obra estadual do Cinturão das Águas (CAC), que já está com o seu trecho emergencial concluído.

Segundo o superintendente de Obras Hidráulicas do Ceará, Yuri Castro, a conclusão dessas obras representa para o Ceará um vazão firme de aproximadamente 12mil l/s (litros por segundo). “Essa vazão representa uma segurança hídrica para praticamente metade da população do estado, já que a água do PISF tem como objetivo maior o abastecimento humano”.



As águas serão transportadas pela obra estadual até o município de Missão Velha, no Riacho Seco, e depois seguirão pelo Rio Salgado até o Rio Jaguaribe, chegando ao Castanhão para serem distribuídas para Região Metropolitana de Fortaleza e Região Jaguaribana. “Toda essa população terá uma segurança hídrica com praticamente 100% de garantia”, garante o superintendente.

Vale ressaltar que a a chegada das águas representa não só segurança para o abastecimento humano como também para os outros usos, que utilizará, com mais liberdade, os reservatórios existentes nas regiões. Com isso a irrigação, aquicultura, agricultura e outros meios poderão utilizar de um percentual maior de água, de acordo com decisões tomadas pelos conselhos.

A conclusão desta etapa do Projeto São Francisco é mais um avanço para que o povo cearense possa ter a tranquilidade do acesso à água e mais oportunidades para o desenvolvimento”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Atual Situação

Atualmente, o Reservatório Milagres está em processo de enchimento. Quando cheio, as águas do Rio São Francisco atravessarão a divisa entre Pernambuco e o Ceará e deverão começar a encher o Reservatório Jati no mês de junho. A previsão é que, em agosto, sejam iniciados os testes de entrega de água do ‘Velho Chico’ ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC), obra executada pelo Governo Estadual. O trecho prioritário de 53 km do Cinturão já está apto à passagem das águas do Eixo Norte para a Bacia do Rio Jaguaribe.

Postar um comentário

0 Comentários