Açude Vieirão registra boa recarga e vai voltar a abastecer Boa Viagem

Açude Vieirão, de Boa Viagem, acumulou pouco mais de 15% de recarga até agora, conforme dados da Cogerh (Foto: Cogerh/divulgação)
 A captação de água no açude Vieirão, em Boa Viagem, será reativada após anos seguidos de seca severa na região. A ação marca o reforço no abastecimento de Boa Viagem, no sertão central do Estado. Registrando pouco mais de 15% de volume total acumulado, o reservatório reúne condições de abastecer a cidade até pelo menos o início de 2021, conforme simulações feitas pela gerência regional da Cogerh em Quixeramobim, unidade responsável pelo monitoramento do açude Vieirão.

Os detalhes da reativação da captação do reservatório foram definidos durante reunião virtual ocorrida no última quinta-feira (14/05). O encontro, conduzido pelo gerente regional da Cogerh na região, Paulo Ferreira, teve a participação da prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira, da prefeita de Madalena, Sônia Costa e do presidente do Comitê de Bacia do Banabuiú, Chico Almir.

Mesmo com a rotina de trabalho alterada pelo distanciamento social, os representantes discutiram as condições da retomada da captação e definiram o cronograma de testes no reservatório com início para esta semana. “Um momento importante para a definição do reforço no abastecimento de Boa Viagem”, pontua Paulo Ferreira.

A aquisição do material necessário para a retomada da captação no açude já está em andamento, conforme explicou a prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira. “Estamos adotando iniciativas junto ao SAAE para a reativação da captação no açude Vieirão. Já foram adquiridos cabos, recuperados motores e bombas, e está em andamento um processo licitatório para a aquisição de tubos”, comentou.
Atualmente, uma adutora de montagem rápida garante o abastecimento de Boa Viagem, com águas vindas do açude Umari, em Madalena, nas proximidades de Boa Viagem. A manobra foi necessária durante a estiagem e agora, após a retomada na captação Vieirão, o equipamento passará por manutenções.
Como encaminhamento do encontro, a Cogerh realizará uma campanha de aferição de vazão da adutora e fornecerá apoio técnico para a definição de um regime de operação que permita que a adutora funcione em até cinquenta por cento de sua capacidade. “ A medida é para que a estrutura permaneça operante” ressaltou Paulo Ferreira. O SAAE e a Prefeitura de Boa Viagem deverão realizar a reativação da captação no Vieirão e recuperação da adutora. O grupo foi unânime em aprovar estes encaminhamentos que a partir desta semana serão iniciados.

Com informações da assessoria de imprensa da Cogerh


Revista Central 

Postar um comentário

0 Comentários