Durante quarentena, Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, oferece visitas virtuais


A experiência é transmitida via Instagram semanalmente. Foto: Lino Fly/Divulgação

Com a quarentena e o fechamento de diversos equipamentos culturais, cada vez mais iniciativas online surgem. Em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, a Fundação Memorial Padre Cícero promove visitas virtuais guiadas transmitidas via Instagram às terças-feiras. Na experiência, é possível conhecer mais sobre a trajetória da personalidade.

Com mediação da presidente da fundação, Cristina Holanda, a série apresenta quatro episódios sobre a mais recente exposição de longa duração do museu, inaugurada em setembro de 2019 e com a curadoria da presidente e de Claudinei Silva, Karla Lima, Yorrana Gonçalves, Mateus Quintans e Lis Cordeiro.

A ação faz parte da programação do projeto +CulturaemCasa, realizado pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, que promove diariamente atividades, como dicas de leitura e cursos profissionalizantes gratuitos.

Memorial abriga objetos de Padre Cícero. — Foto: Rosângela Menezes/Divulgação
Memorial abriga objetos de Padre Cícero. — Foto: Rosângela Menezes/Divulgação

Dois episódios das visitas guiadas já foram lançados. O primeiro apresenta uma linha do tempo que vai do nascimento à morte de Padre Cícero, contada a partir da obra do artista plástico juazeirense Marcus Jussier intitulada “Padre Cícero: eterna inspiração” e composta por 10 quadros.

Já no segundo, uma outra trajetória é mostrada por meio de objetos e peças histórias do acervo do museu em uma linha do tempo dividida por temas e elaborada pela equipe da instituição. Os episódios três e quatro serão lançados nos dias 5 e 12 de maio, respectivamente.

“No próximo vídeo, vamos apresentar três eixos temáticos: as representações sobre o Padre Cícero; a Beata Maria de Araújo; e a renovação do Sagrado Coração de Jesus, uma prática religiosa muito forte aqui no Juazeiro que foi ensinada pelo Padre Cícero”, adianta a presidente da fundação. Enquanto isso, o quarto traz os outros três eixos: a história de Juazeiro por meio do mobiliário; a Guerra de 1914; e cantinho sensorial.

A continuidade da programação não é descartada por Cristina. “Caso a quarentena se prolongue, a nossa ideia é mostrar posteriormente o acervo da biblioteca, que é o acervo técnico de material e pode ser uma excelente oportunidade para outras pessoas conhecerem”, revela. Os outros espaços da fundação também poderão ser apresentados.

Para ser mais acessível, o projeto conta ainda com interpretação em libras realizada pelo Centro de Libras da cidade.

Segundo a presidente, a recepção tem sido bastante positiva. “Os moradores que não tinham ido visitar a nova exposição estão encantados em conhecer, saber mais detalhes da vida de Padre Cícero. Além disso, temos a oportunidade de levar a mostra para outros lugares”, detalha.

Postar um comentário

0 Comentários