Morre de Covid-19 médico que orientou cirurgia de separação de crianças siamesas cearenses

James T. Goodrich ganhou notabilidade no Brasil em 2018, quando orientou a cirurgia de separação das irmãs cearenses Ysablle e Ysadora, siamesas que nasceram unidas pela cabeça
James T. Goodrich ganhou notabilidade no Brasil em 2018, quando orientou a cirurgia de separação das irmãs cearenses Ysablle e Ysadora, siamesas que nasceram unidas pela cabeça (Foto: Divulgação)
neurocirurgião norte-americano James T. Goodrich morreu nesta segunda-feira, 30, em decorrência da Covid-19. O médico ganhou notabilidade no Brasil em 2018, quando orientou a cirurgia de separação das irmãs cearenses Ysablle e Ysadora, siamesas que nasceram unidas pela cabeça.
De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Goodrich estava internado há sete dias, sofrendo nesta segunda complicações pulmonares em decorrência do novo coronavírus que o levaram ao óbito.

Goodrich foi quem orientou os procedimentos cirúrgicos de Ysablle e Ysadora, que nasceram siamesas craniópagas, isto é, ligadas pelo topo do crânio. Com cérebros independentes, as crianças, naturais de Patacas, em Aquiraz, dividiam a principal estrutura que recolhe o sangue cerebral.

Levadas para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em São Paulo, as meninas passaram por sucessivas cirurgias em 2018, quando venceram tanto os procedimentos de separação física quanto o de reconstrução do crânio. Esse último durou cerca de 20 horas e envolveu 30 profissionais. Naquele momento, o caso era realizado de maneira inédita no Brasil.

Entre os profissionais que participaram desse momento, o neurocirurgião brasileiro Hélio Machado lamentou a perda do médico norte-americano. "Goodrich definiu a técnica, sistematizou e possibilitou que as crianças, separadas, sobrevivessem”, disse ele à Folha.
A equipe médica de Ribeirão Preto está produzindo um livro sobre a cirurgia. A obra será dedicada a Goodrich.


o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários