Campanha da Fraternidade 2020 traz Santa Dulce, o Anjo Bom da Bahia, como inspiração

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral estimular relações de mútuo cuidado entre as pessoas.
A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral estimular relações de mútuo cuidado entre as pessoas. (Foto: Divulgação/Campanha da Fraternidade)
A tradicional Campanha da Fraternidade (CF) de 2020 homenageia Santa Dulce dos Pobres, freira baiana. Canonizada em 2019, Irmã Dulce se tornou a primeira brasileira a virar Santa. Ela morreu aos 77 anos, em 1992.

Dentre muitos trabalhos de caridade, ela fundou em 1936 a União Operária São Francisco, a primeira organização operária católica da Bahia. A partir de então, a então freira passou a recolher doentes pelas ruas de Salvador, o que a conferiu o apelido de “Anjo Bom da Bahia”.

Desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a CF durante a Quaresma. Em 1985, a Igreja iniciou a terceira fase da campanha, focando em situações existenciais do povo brasileiro. Em 2020, o tema é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral estimular relações de mútuo cuidado entre as pessoas “na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

Abertura

A abertura da CF 2020 será realiza nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia 26, às 18h30 na Catedral Metropolitana durante a Santa Missa de Cinzas. Já na quinta-feira, 27, às 9h, o Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques fará o lançamento da campanha.

Será uma mesa composta pelo Arcebispo de Fortaleza, pela coordenadora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-CE), Irmã Geralda de Fátima Miranda, e pela secretária regional da Caritas Brasileira, Patrícia Amorim.


o povo 

Postar um comentário

0 Comentários