Chuvas em Minas Gerais provocaram 52 mortes

O número de pessoas afetadas pelas chuvas em Minas Gerais subiu para 33.408. Os desalojados totalizam 28.893, enquanto os desabrigados chegaram a 4.397.
O número de pessoas afetadas pelas chuvas em Minas Gerais subiu para 33.408. Os desalojados totalizam 28.893, enquanto os desabrigados chegaram a 4.397. (Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
Os temporais que vêm castigando o estado de Minas Gerais provocaram 52 mortes, conforme mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, com informações compiladas até o início da noite desta terça-feira, 28. As ocorrências foram registradas em 16 cidades, sendo o maior número em Belo Horizonte.

Os óbitos foram causados por desabamento, desmoronamento e soterramento, comando 42 casos. Oito pessoas faleceram após serem arrastadas pelas águas, enquanto outros dois episódios ocorreram em razão de afogamentos. Do total, 26 aconteceram na Região Metropolitana de Belo Horizonte e 26, em cidades do interior. Uma pessoa ainda está desaparecida, no município de Conselheiro Lafaiete. Outras 65 pessoas estão feridas e foram encaminhadas para hospitais nas respectivas cidades.

O número de pessoas afetadas subiu de 18.111 para 33.408 entre segunda, 27 e terça, 28. Os desalojados totalizam 28.893, enquanto os desabrigados chegaram a 4.397. Os desalojados são as pessoas que tiveram de deixar suas casas mas que não necessariamente precisa do auxílio do governo. Já os desabrigados são pessoas que perderam seus lares e necessitam de auxílio do Poder Público.

O número de municípios em situação de emergência decretada pelo estado permanece o mesmo desta segunda-feira, 101. Em 20 municípios, a emergência foi disparada pelas prefeituras. Três cidades permanecem em estado de calamidade pública: Orizânia, Ibirité e Catas Altas.

O reconhecimento da situação de emergência permite ao Governo Estadual engajar os demais órgãos e empresas ligadas ao Poder Executivo para priorizarem o atendimento e a reparação dos estragos causados pelas chuvas, sob a coordenação da Defesa Civil mineira. Além disso, prefeituras e o próprio Poder Executivo estadual podem contratar serviços temporários e efetuar compras consideradas essenciais para o enfrentamento da situação sem a obrigatoriedade de realizar processo licitatório.
O governo de Minas Gerais anunciou hoje a liberação de R$ 3,4 milhões para assistência aos afetados pelas chuvas. Parte dos recursos será destinada ao pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo, que começou a ser pago hoje, incluindo antecipação das parcelas de fevereiro e março.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais anunciou que pretende aprovar projetos de lei voltados a apoiar as vítimas dos temporais. Um deles prevê a antecipação pelo Governo Estadual de repasses a municípios em situação de emergência.
Essa verba está relacionada a um montante de R$ 6 bilhões bloqueado pelo Governo do Estado em 2017 e 2018, que deverão ser pagos de forma parcelada a partir de abril de 2020. Outros dois projetos na Assembleia abrangem a isenção de taxas cobradas de veículos danificados pelas chuvas.
A Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou a possibilidade de famílias que tiveram de deixar suas casas a matricular seus filhos em escolas de tempo integral próximas aos locais onde foram abrigadas. A administração também informou que isentou os proprietários de residências atingidas do pagamento do IPTU.

Mobilização nas redes sociais

No Twitter, Belo Horizonte virou assunto do momento pelos tweets publicados com as hashtags #chuvabh, #ChuvaEmBH, #chuvaemminas e derivados. Usuários publicam vídeos de locais alagados e dão indicações de ruas e espaços que devem ser evitados. Confira:

Postar um comentário

0 Comentários