Médico é denunciado por tentar matar bebê de 11 meses no Crato

Acusado de tentar matar um bebê de 11 meses, o médico e empresário Alcides Muniz Gomes de Matos Filho foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O caso aconteceu no município do Crato, no dia 19 de fevereiro. Nos autos do processo também constam denúncias de agressão contra o pai da criança e fraude processual, porque o acusado teria forjado lesões no próprio corpo com o intuito de induzir o perito ao erro.

 Resultado de imagem para fotos médico alcides filho
   Foto : Cariri ce

De acordo com o processo, o crime teria acontecido por voltas das 14 horas no bairro Mirandão, durante uma briga entre Alcides e Humberto Parente Pinheiro Teles, o pai do bebê. Conforme os autos, Alcides agrediu e lesionou Humberto após uma discussão por cobrança de dívida, desferindo diversas pauladas contra ele.

Percebendo a aproximação da esposa de Humberto, que tentava socorrê-lo, o denunciado teria arremessado uma pedra e atingido violentamente a cabeça da criança de 11 meses, que estava nos braços da mãe. Em trecho do processo, consta que o bebê quase perdeu o sentido das razões. “O menor teria submetido a craniotomia por afundamento craniano com fratura do osso temporal com lesão da dura-máter com sangramento”, diz o laudo.

O processo afirma que Alcides não socorreu a criança e ainda teria tentado agredir novamente Humberto. Enquanto os pais tentavam socorrer o menino, o acusado teria ido até o seu carro e pegue uma arma de choque elétrico (teaser) para tentar desferir carga contra Humberto, que conseguiu se esquivar e foi embora.

Testemunhas

Os fatos foram presenciados por quatro testemunhas, que tiveram seus depoimentos recolhidos. As falas das testemunhas indicaram que tanto Alcides quanto Humberto estavam com armas brancas nas mãos. Humberto teria ido ao bairro receber um dinheiro de uma dessas testemunhas, quando Alcides chegou e os dois começaram a discutir por uma dívida antiga.

A denúncia foi recebida pelo MPCE, que considerou as provas conduzidas no processo suficientes para indiciar Alcides por tentativa de homicídio. “O denunciado, muito embora não quisesse o resultado de forma direta, criou a situação de risco. Ao arremessar voluntariamente uma pedra em direção a mãe da criança, a qual estava com o filho no colo, assumiu o risco de matar”, detalha o órgão no documento.

A criança permaneceu hospitalizada por alguns dias, submetida a diversos procedimentos cirúrgicos. De acordo com laudo médico, ela precisará fazer uso de um medicamento por tempo indeterminado.
O laudo do exame de lesão corporal em nome de Alcides apontou que ele teria forjado os ferimentos. “O comportamento similar das lesões (cortes) em borda ulnar de terço proximal de antebraço direito sugere a ocorrência de lesões autoinfligidas", traz o texto. 

Defesa diz haver “idiossincrasias” na denúncia

A defesa de Alcides Muniz Gomes de Matos Filho está sendo representada pelo advogado Leandro Vasques. Ao O POVO, o advogado disse haver “idiossincrasias” no processo. “Por exemplo: o Humberto foi quem iniciou o embate, era o único que estava efetivamente armado (arma branca), golpeou Alcides nas costas e não foi denunciado por nada....nem por lesão corporal”.
Em nota de manifestação da defesa, o advogado afirma que “no momento oportuno a defesa irá respeitosamente rebater a acusação, mas adianta que apesar do indesejado desfecho é de uma clareza solar que o médico Alcides não intencionava jamais atingir o filho de seu oponente Humberto durante a discussão que tiveram”. Eles aguardarão a citação formal para apresentar a defesa escrita para análise do Poder Judiciário.

Confira nota da defesa na íntegra:

CASO ALCIDES
MANIFESTAÇÃO DA DEFESA

No momento oportuno a defesa irá respeitosamente rebater a acusação, mas adianta que apesar do indesejado desfecho é de uma clareza solar que o médico Alcides não intencionava jamais atingir o filho de seu oponente Humberto durante a discussão que tiveram.

Alcides foi inicialmente esfaqueado pelo pai do menor e quando buscava se defender, ao arremessar um torrão de barro na direção do agressor a esposa deste interveio com a criança nos braços, razão dela ter sido infelizmente atingida e há informação nos autos que a mesma teve alta em pouco tempo e não apresentou sequelas, não ostentando qualquer risco, tendo, também, Alcides atuado no viso de auxiliar na transferência de unidade hospitalar do menor. Por outro lado, a defesa estranha porque HUMBERTO TELES, pai do menor, não fora denunciado por nenhum crime, quando ele mesmo admitiu num primeiro momento estar munido de uma arma branca dotada de lâmina e tentado dar cabo da vida do médico Alcides, afirmando inclusive seu intento assassino em mídias que foram divulgadas nas mídias sociais à época do fatos.(enviamos a mídia acima). Mas aguardaremos a citação formal para apresentarmos a devida defesa escrita para serena a análise do Poder Judiciário.

Leandro Vasques, advogado de defesa do Médico Alcides Filho

Postar um comentário

0 Comentários