Ceará entrega mais de 600 km de malha viária em 2019



O Ceará encerra o ano de 2019 com 630 km entregues, entre trechos restaurados, pavimentados e recuperados. Agora, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) iniciará 2020 com mais de 1.500 km sob intervenções diversas em andamento.

Deste total, 520 km de malha viária estadual estão sob execução de projetos de duplicação (156 km), pavimentação (226 km) ou restauração (138 km), com investimento total de aproximadamente R$ 700 milhões, oriundos do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esse balanço representa 28 trechos em obras pelo Ceará de Ponta a Ponta, programa de Logística e Estradas do Estado.

Já pelo Pacote de Recuperação, voltado para melhorias rápidas e emergenciais, 1.015 km estão na reta final de serviços, que incluem pavimentação e sinalização em 29 trechos. O investimento nessas ações é de cerca de R$ 110 milhões.

Com a conclusão dos trabalhos, a população poderá contar com rodovias mais seguras e confortáveis para o deslocamento. E as iniciativas produtivas do Estado ganharão melhores condições para o crescimento, com facilitação de acesso a destinos turísticos e sedes de negócios, além de favorecimento ao escoamento da produção.



Para 2020, a SOP já tem pelo menos 433 km previstos para obras rodoviárias de duplicação, pavimentação ou restauração. Além disso, atua para agilizar a conclusão do Pacote de Recuperação. “Já estamos com o planejamento de várias obras. Algumas entrando em licitação, outras esperando só ordem de serviço e outras iniciando projeto. São obras interessantíssimas para o Ceará, como Aracati-Itaiçaba, Canindé-Salitre, Tabuba-Cumbuco, Irauçuba-Missi-Brotas. Estamos também trabalhando em alguns projetos de duplicação, como de Missão Velha a BR-116, que é uma obra de vulto por causa do fluxo de caminhões. Deveremos fechar uma grande quilometragem para o estado do Ceará tanto de recuperação e quanto de novas obras em 2020 para beneficiar a população”, destaca Quintino Vieira, superintendente da SOP.

Entre as principais obras que ficarão prontas em 2020 estão as duplicações da CE-060, no trecho Pacatuba – Redenção; da CE-293, entre Missão Velha e Barbalha; da CE-025, da Rótula da Cofeco à avenida Oceano Atlântico; e o Contorno de Juazeiro do Norte. Na lista de implantação, constam, entre outras, a Perimetral de Sobral e o Contorno de Farias Brito.

Postar um comentário

0 Comentários