Retorno do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas (Edição 2019) aconteceu com um grande evento na comunidade do Sítio Baixa Queimada e região.



Na noite da última sexta-feira, dia 25 de outubro de 2019 se deu início a mais uma edição do Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas, projeto esse criado pela administração municipal Assaré de Todos, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer,   que nas 02 (duas) primeiras edições contemplou várias comunidades assareenses, levando  muita cantoria, cultura e entretenimento aos nossos munícipes em diferentes pontos do nosso Assaré.

O retorno do projeto aconteceu com uma grande cantoria na residência da família de Antonio da Churrascaria e Das Dores Arraes que recepcionaram de forma bem carinhosa toda equipe da SECULT, violeiros do projeto e público que se fez presente em grande número no terreiro da casa, no Sítio Baixa Queimada, região do distrito do Genezaré.

O projeto como sempre atende com 04 (quatro) artistas violeiros, sendo 02 de Assaré e 02, (dois) da nossa região com seus cachês artísticos pagos pelo projeto, através da administração municipal, que dessa forma incentiva a nossa cultura, resgata e dar mais vida a cultura de cantoria de pé de parede. Além dos violeiros com os seus cachês pagos pela administração os eventos contam com a logística da secretaria, com sistema de som e cadeiras em todos os eventos.

Na cantoria da Baixa Queimada a família da senhora Das Dores ofertou um delicioso mungunzá e outras comidas típicas e refrigerantes a todos que por lá se fizeram presentes. A organização do projeto e o público ficaram bastante satisfeitos com a ótima parceria da família e da comunidade com o projeto.

Esse evento contou com as apresentações dos violeiros assareenses Mané do Cego e Zé Alves, e dos irmãos cantadores da cidade de Iguatú, Joás Rodrigues e Jonas Bezerra, onde juntos, esse quarteto de grandes artistas da nossa cultura realizaram um grande evento cultural. Na oportunidade  fez  uso da palavra o Secretário de Cultura Vavá Gois,  que falou sobre o projeto e sua execução, agradeceu em nome de toda a equipe da SECULT Assaré ao prefeito Evanderto Almeida, pela parceria e incentivo que a cada ano vem dando a esse projeto e demais ações da pasta, também agradeceu aos violeiros, público presente e aos proprietários da casa que acolheram esta edição do projeto.

O prefeito Evanderto Almeida também fez uso da palavra com um agradecimento especial ao casal Antonio e Das Dores e seus filhos,  por receberem  tão bem o projeto da administração Assaré de Todos, também cumprimentou a todo público presente que veio em grande  número, falou da importância do projeto de cantoria e de outros projetos e ações que a Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer vem realizando com o apoio direto da administração, levando muito entretenimento e cultura ao povo assareense.

Para Fechar o ciclo de falas a senhora Das Dores Arraes falou também a todos e agradeceu a presença do público, a parceria da Secult na realização do evento e de modo especial ao prefeito Evanderto Almeida.

Após as falas os cantadores deram um verdadeiro show de cultura popular, cantando belas canções, desafios, pedidos de motes e muito mais. Fazendo assim com que todos participassem do evento e vissem de perto a beleza e a riqueza que a cantoria de pé de parede traz por onde passa. Nesse evento não seria diferente, um momento cultural que iniciou as 19:00 horas e encerrou às 22:30 horas com a participação de ótimo público até o final.

Além da presença do prefeito Evanderto Almeida, do secretário Vavá Gois e toda equipe da SECULT estiveram presentes os vereadores Edson Silva e Anísio David , que juntamente com o público da Baixa Queimada e todos os sítios vizinhos puderam assistir a  linda cantoria dos nossos violeiros e também apreciar lindas poesias de Daniel Poeta, neto do saudoso Patativa do Assaré, que também sempre faz uma brilhante apresentação nas noites de violas do projeto.

Agora é aguardar a próxima cantoria, que acontecerá no próximo dia 15 de novembro, nos Araçás, na quadra do nosso amigo Bucha, não mude juntos realizaremos um grande evento para toda a comunidade dos Araçás e sítios vizinhos.

Postar um comentário

0 Comentários