Cid Gomes diz que venda da Embraer é crime de lesa-pátria e propõe audiência pública para discutir questão



 
O senador Cid Gomes apresentou requerimento nesta quarta-feira (30/10) pedindo a realização de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para debater a entrega da Embraer à norte-americana Boeing. Para o Senador, esse é um crime de lesa-pátria cometido e a população precisa tomar conhecimento do que está por trás dessa transação. 
 
Cid fez pronunciamento na tribuna do Senado para tratar da questão e alertou que a Embraer não será somente vendida, mas fechada. “A negociação da Embraer com a Boeing foi anunciada como uma joint-venture, mas não é. Na verdade é a venda da divisão de aviação comercial da Embraer para a Boeing, o que inviabilizará a Embraer como empresa também de defesa e aviação de jatos executivos”, explicou, lembrando que a transação comercial já está inclusive sendo alvo de investigação pela União Europeia.
Outro ponto destacado pelo Senador foi a situação difícil pela qual passa a Boeing, depois que a principal aposta da companhia, o avião 737 Max8, passou por dois graves acidentes aéreos, matando 346 pessoas. “As investigações levaram à conclusão de falha técnica do projeto da Boeing, que teria fraudado os processos de segurança necessários para certificação”, afirmou Cid. Os aviões estão sem voar em todo o mundo e a Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA) está investigando os acidentes.
 
O mais grave, completou o Senador, é que o secretário de aviação do Governo Bolsonaro, Ronei Glanzmann, anunciou em entrevista recente que vai autorizar que os aviões 737 Max 8 voltem a voar no Brasil. ”Isso se daria sem a liberação da própria FAA que continua testando a aeronave. São as nossas vidas e de nossos compatriotas que ele colocará em risco”, alertou.  

Ceará agora

Postar um comentário

0 Comentários