Startup Juá Capacita para captação de investimentos na penúltima fase em Juazeiro do Norte


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, em parceria com o Sebrae, realizou a fase IV do Startup Juá no último sábado, 28. O tema do workshop foi a captação de investimentos junto a investidores anjos, aceleradoras e fundos de venture capital, isto é, capital de risco. Essa penúltima etapa do programa será finalizada nos dias 26 e 27 de outubro.

A arquiteta e urbanista Ailana Mouta acredita que a equipe vai conseguir o capital necessário para fazer a ideia, voltada à mobilidade urbana, virar negócio. O Smart Car consiste numa plataforma digital para a comunidade acadêmica compartilhar seus veículos. O custo da carona seria mais em conta do que usar o transporte público, considerando conforto e agilidade. Outra vantagem seria o networking, a ampliação da rede de contatos dentro da universidade.
"Geralmente, vemos apenas o motorista num automóvel, fabricado para levar até cinco pessoas. Se mudarmos isso, ajudaremos a desafogar o trânsito e aumentaremos a oferta de vagas de estacionamento", disse a jovem. Segundo ela, os números apontam que a nova empresa teria lucros. "No Cariri, são mais de 20 mil universitários, além de professores e servidores. Alcançando, pelo menos, 10% desse público e cada um pagando cerca de R$ 3,00, é possível um faturamento real", contabilizou, entusiasmada.
Já a aposta do Guilherme Sobral, médico-veterinário, é no Appetemed. O aplicativo pretende interligar os serviços de pet shop, como banho e tosa, aos de saúde. "O mercado dedicado aos animais de estimação não enfrentou crise, segue em expansão", afirmou.
Ao todo, sessenta startupeiros, divididos em 15 grupos, estão sendo capacitados e seus projetos amadurecidos, no Startup Juá. O programa de pré-aceleração de negócios inovadores é pioneiro em Juazeiro do Norte.
"Essa iniciativa mostra que é importante investir em empreendedorismo e inovação para melhorar a vida da população. Infelizmente, nem 5% dos mais de 5 mil municípios brasileiros têm a mesma consciência", enfatizou o consultor do Porto Digital, em Recife, Cláudio Nascimento. Ele foi um dos instrutores do Startup Juá, no final de semana. "As soluções de problemas cotidianos que estão sendo propostas para Juazeiro do Norte podem ser aplicadas em qualquer parte do país", concluiu.

Incentivo às startups
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, vem acompanhando de perto as fases de capacitação do Startup Juá. "Apoiados pelo Prefeito Arnon Bezerra, estamos fortalecendo o Kariri Valley", destacou.
O Ecossistema de Inovação do Cariri, formado pela gestão municipal, Instituições de Ensino Superior e outros atores, como o Sebrae, tem promovido eventos de renome internacional, a exemplo do TEDx, na Colina do Horto, primeira palestra no interior do Nordeste, o Campus Day, versão da maior feira de tecnologia da América Latina, o Campus Party, e o Startup Weekend, que aconteceu nesse mês de setembro, em Juazeiro do Norte. Mantido pela Techstars, o Startup Weekend já teve edições em mais de 932 cidades ao redor do mundo, facilitando a criação de cerca de três mil empresas em 134 países

Postar um comentário

0 Comentários