No Cariri, IACC lança aplicativo para diagnóstico de Câncer



 
O Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC), que atualmente dá assistência a 45 crianças e adolescentes com câncer infanto-juvenil, se alia à tecnologia para a criação de um aplicativo que dará suporte na detecção da doença. Intitulado Amigos da Cura, o app tem o intuito de dar celeridade na descoberta da doença, que apresenta maior chance de cura quando diagnosticada mais cedo.
 A previsão é que ainda este mês o app seja apresentado e, em breve, tenha início o funcionamento.

De acordo com Danilo Campos, gerente de projetos do IACC, o “Amigos da Cura” surgiu com o intuito de melhorar a logística do diagnóstico precoce. Através dele, profissionais como agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros de Postos de Saúde da Família (PSF’s) terão contato com vídeoaulas e espaço de discussão dos casos suspeitos. A intenção é que haja acompanhamento no andamento das investigações sobre o câncer e os pacientes com suspeita da doença cheguem mais rápido ao atendimento.

Com a criação do app, os municípios participarão, através das Secretarias de Saúde, com termos de cooperação. Para tanto, serão ofertados tanto capacitação sobre o funcionamento da plataforma como um livreto explicando sobre ela. Como explicou Danilo, tudo será útil para que se torne uma política pública e os médicos pensem ainda mais sobre o câncer. “É necessário que isso aconteça”, contou.

Ainda no primeiro semestre do ano, o IACC inaugurou, junto à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri, o Ambulatório de Oncologia Pediátrica. Já em junho, houve a inauguração de um novo Centro de Oncologia, no Hospital São Vicente, em Barbalha, cidade em que o IACC foi criado, ainda em 2002. “A gente vê que é necessária maior divulgação, para que consiga alcançar mais pessoas que tenham suspeitas de câncer”, destacou Danilo, que informou que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima a descoberta de 12.500 casos da doença no ano de 2019. 
 
 
Leia Sempre 

Postar um comentário

0 Comentários