Estudantes visitam exposição fotográfica no Núcleo Marcus Jussier em Crato e Juazeiro do Norte


A exposição fotográfica Terreiro em Movimento, que apresenta doze mestres e mestras de reisado das cidades de Juazeiro do Norte e Crato está instalada no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier.

A exposição integra o programa Educação é+ Cultura, realizado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura que realiza no espaço ações educacionais integradas às atividades culturais.

Na manhã desta quarta-feira, 25, um grupo de estudantes da Escola Clotilde Saraiva Coelho realizou uma visita ao espaço que contou com a mediação da Coordenadora do Núcleo Marcus Jussier, Maria Gomide.

Em uma roda de conversa, os alunos foram estimulados a refletir sobre os interesses que eles têm sobre a cultura popular. “A gente vai estabelecendo um diálogo que seja enriquecedor a partir da dinâmica, da vivência e da realidade cultural desses jovens, assim, a gente insere esse programa dentro de um âmbito da educação. É uma formação cultural para as próximas gerações”, destaca Maria Gomide.

Cotidianamente, o Núcleo Marcus Jussier recebe visita de alunos de escolas públicas e privadas para participarem de atividades relacionadas à cultura popular desenvolvida naquele equipamento. Muitos deles passam a ter contato com essa arte pela primeira vez.

A professora de Língua Portuguesa, Islávia Bezerra, que agendou a visita, comenta que essa é uma oportunidade de fazer com que os alunos se aproximem de forma mais efetiva daquilo que eles aprendem em sala de aula. “É importante trazermos os nossos alunos para vivenciar esse conhecimento em relação à cultura da nossa região.

A Exposição

A Exposição Terreiro em Movimento é um registro concebido por Emrah Kartal, fotógrafo turco, residente no país há dez anos e no Ceará há cinco. O fotógrafo tem trilhado seu olhar para a tradição popular desde que chegou ao Brasil. Neste novo ensaio retrata Mestres e Mestras do Reisado do Cariri como Lúcia, Aldenir, Tico, Luiz, Mosquito, Mazé, Waldir, Zezinho, Antônio, Raimundo, Tarcísio e Cicinho.

A exposição faz parte da comemoração dos cinco anos do projeto Canto de Reis e tem a realização da Associação Movimentos.

Terreiro em Movimento fica em cartaz no Núcleo Marcus Jussier até o próximo domingo, dia 29 de setembro. De lá segue para outros espaços culturais da Região do Cariri.

Postar um comentário

0 Comentários