Eleição: Associação de Imprensa promove debate com os 10 candidatos ao Conselho Tutelar de Quixadá


Candidatos estiveram participando do debate (foto: RC)
Região Central: Durante esta sexta-feira(27), a Associação de Imprensa do Sertão Central promoveu um debate com os candidatos  ao Conselho Tutelar de Quixadá. A iniciativa foi do jornalista Wanderley Barbosa, por acreditar que o momento proporciona a população acesso aos futuros conselheiros, conhecendo seu histórico e suas propostas para a criança e ao adolescente.
Todos os dez candidatos estiveram no debate: Chelda Dantas; Crisiane Lima; Fagner Silveira; Gilmar Júnior; João Paulo; Maurilene Araújo; Nilton Cezar; Pastor Eduardo; Samara e Vanda. Eles no primeiro bloco falaram sobre seus históricos e suas propostas. No segundo, os convidados fizeram perguntas aos conselheiros, sendo no terceiro bloco os candidatos fizeram perguntas entre si e no último as suas considerações finas com pedido de voto.
Faculdade Unicatólica teve como representante o coordenador do curso de direito, Pedro Rafael, o qual perguntou a candidata Crisiane Lima sobre as políticas de inclusão a pessoa com necessidades especiais. Para ela, o Conselho Tutelar busca nas escolas o combate ao preconceito, buscando a inclusão. “buscamos sempre a melhor solução para que eles tenham seus direitos garantidos.”
O radialista Everardo Gomes, do Sistema Monólitos de Comunicação, perguntou ao candidato João Paulo que muitas vezes o CT é confundindo como polícia, o que fazer para a sociedade entender o seu verdadeiro papel. JP acredita que através da informação seria possível mudar esse pensamento.
Debate foi transmitido pela internet e recebeu boa adesão da população (foto: RC)
A advogada e vice-presidente da OAB subsecção Sertão Central, Emanuela direcionou a sua pergunta a candidata a Chelda Dantas, questionando-a em um caso pratico, quais as habilidades um conselheiro tutelar deve ter durante uma ocorrência. Para a candidata, vai depender do caso pratico em razão da grande abrangência do CT.

Representando o Revista Central, o advogado Jackson Perigoso perguntou ao candidato Pastor Eduardo sobre a sua posição em relação a redução da maioridade penal. Ele se diz contra diante dos aspectos atuais, por acreditar que a realidade do sistema carcerário não permite a ressocialização.
O radialista Washington Luiz – Caveirão, da FM Meio Norte, perguntou a candidata Vanda.  Caveirão disse que há um crescente número de adolescentes sozinhos durante a madrugada e perguntou o que a candidata fará para resolver essa situação. Para ela, há uma necessidade de uma ampla parceria com outras entidades para que esse número seja reduzido.

O presidente da OAB subsecção Sertão Central, Davi Pordeus, perguntou a candidata Maurilene Araújo como será a sua atuação para que as crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados junto aos poderes públicos. Maurilene promete fazer os encaminhamentos e requisições necessárias para que essas garantias sejam preservadas dentro do possível.

A presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB, advogada Maria Aparecida direcionou a sua pergunta ao candidato Fagner Silveira, qual a sua visão no combate a evasão escolar. Para ele, a prevenção é a medida necessária.

O publicitário Giliarde Silva perguntou a candidata Samara, qual a sua atitude ao se deparar com um menor em um bar consumindo bebidas alcoólicas. Ela acredita que trabalhar com a família é o meio de evitar.
Representando a FM Cultura, Wanderley Paulino perguntou ao candidato Gilmar Jr. como resolver problema de criança pedindo esmola, especialmente no trajeto do Santuário. Gilmar Jr. deixou claro que muitas medidas já foram adotadas e que esse problema cabe ao CREAS, no entanto, o CT tem um projeto para que a população não dê esmola as crianças, mas na pratica, esses meninos acabam recebendo valores, ajudando a aumentar o numero de pedintes.

Luiz Filho, representando a sociedade, perguntou quais os meios de retirar as crianças e adolescente da vulnerabilidade social.  A resposta foi dada pelo candidato Nilton Cezar, para ele, é fundamental trabalhar com as famílias e que os conselheiros saiam de seus gabinetes e vão busca de solução.
O processo eleitoral será realizado no próximo dia 06 de outubro em todas as cidades brasileiras, de 08 às 17h. O eleitor não é obrigado a votar, mas é importante exercer a escola.
10 candidatos ao Conselho Tutelar de Quixadá com os seus números (foto: divulgação)  


Revista Central

Postar um comentário

0 Comentários