Barbalha se torna enredo de escola de samba no carnaval do Rio de Janeiro


Após encontros de representantes da escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz e o prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, foi definido que o próximo enredo do grupo será a cidade caririense. Tanto o prefeito quanto o presidente da agremiação fizeram pronunciamento oficial informando que o município, completando 173 anos neste sábado (17), será representado no maior desfile carnavalesco do mundo.
Argemiro,  juntamente ao presidente Moisés Antonio Coutinho Filho (Zezo), da Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz, falaram diversos detalhes em transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura de Barbalha nesta tarde, afirmando o interesse em levar o município para a avenida.
Em entrevista exclusiva ao Badalo, o presidente Zezo falou um pouco sobre como foi o processo de criação do enredo e a animação para que a cidade do Cariri fosse levada para apresentação da escola na Marquês de Sapucaí, prevista para o carnaval de 2020.
“Esse trabalho aconteceu quando um projeto feito aqui em 2016 veio dar cursos de porta-bandeira e mestre sala para agremiações da cidade, com uma equipe para trabalhar com o grupo de Barbalha em algumas oficinas. Conversando sobre enredos, um dos representantes da escola que veio ministrar tais oficinas no Cariri falou que aqui tinha um ponto histórico muito forte no Ceará. Tivemos um primeiro contato com o prefeito, sentamos com ele em Brasília, ele se mostrando muito animado fizemos uma parceria, sem envolvimento da prefeitura, para podermos criar um enredo que homenageasse Barbalha e também a escola de samba”, conta o presidente.
Ele conta que já havia tido anteriormente um enredo na escola que abordava o Ceará, mas que não houve tanta receptividade a animação quanto ele viu para um específico ao município caririense, destacando a grande animação de Argemiro no processo. “Brincamos até que na conversa parecia que ele [o prefeito] era o presidente da escola de samba e eu o prefeito”, conta.
“A imprensa nacional está me ligando para saber o novo enredo da escola, tanto que até cogitaram que seria sobre Milton Gonçalves, após conversa que tive com ele. Mas venho aqui esclarecer que, no carnaval do Rio, eu já consigo ver Barbalha na avenida e este é o que vai ser”, completa Zezo.
Na transmissão ao vivo, Argemiro garantiu que toda a experiência tem sido feita em contato direto dos integrantes da escola e que toda a organização não conta com nenhum centavo dos cofres públicos do município. Segundo ele, vinte barbalhenses que irão participar do desfile serão custeados através de parcerias privadas a serem realizadas para este fim, e que os demais que queiram se descolar por conta própria serão recebidos no barracão da escola de samba no Rio de Janeiro.
Por: Redação Badalo

Postar um comentário

0 Comentários