16ª Parada da Diversidade LGBT movimenta mais de 5 mil pessoas em Crato


Aconteceu na noite desta sexta-feira (16), em Crato, a 16ª Parada da Diversidade LGBT, movimentando mais de 5 mil pessoas, segundo a organização do evento, que contou com diversas atrações. Animando o público, o evento contou com trio elétrico percorrendo as ruas da cidade e um palco com diversas apresentações e performances artísticas, incluindo as artistas convidadas Jojo Todynho e a drag queen Penelopy Jean.

 16ª Parada da Diversidade LGBT movimenta mais de 5 mil pessoas em Crato


Começando os trabalhos da noite, o trio elétrico seguiu da Pracinha do Detran, no bairro São Miguel, percorrendo a Avenida Teodorico Teles, com algumas paradas para agitar o público, que seguiu até o largo da  RFFSA. No palco, várias drag queens do Cariri e de outros estados nordestinos se fizeram presentes para abrilhantar a noite, ao som dos DJ’s Ládio e Fê Marques, com apresentação de Regininha Duarte.

 



Por volta das 22h30 subiu a drag queen Penelopy Jean, mais importante impersonator (cover) da cantora Lady Gaga no país na atualidade, que fez show com permanece inspirada no “Enigma”, residência musical da artista americana em Las Vegas. A drag, que também é youtuber, apresentadora de TV e participou de diversos programas e produções na mídia, concedeu entrevista ao Badalo cotando um pouco do que o público pode esperar em sua primeira apresentação no Cariri.

Drag queen Penelopy Jean. Foto: George Wilson
“Sempre vou a um lugar novo acho fantástico, ainda mais quando não é propriamente uma capital. Acho muito bacana a gente conseguir ocupar espaços que drags como nós não são vistas tão comumente. É uma honra estar aqui hoje, ainda mais por ser uma parada do Orgulho LGBT. Fui muito bem recebida por todos, uma acolhida maravilhosa. É só chamar mais vezes que eu volto, hein!”, falou Penelopy.
 


Na oportunidade, perguntamos a ela qual mensagem ela deixa para pessoas que, assim como ela, querem se tornar drag queens ou mesmo seguir o sonho de viver desta arte. Com um recado direto, mas muito bem inspirado, a artista falou sobre motivação e seguir os seus sonhos.
 “Acho que tem que partir de dentro, partir do coração. Se é algo que te faz feliz, você deve correr atrás, independente se é drag ou trabalho comum, devemos fazer o que gostamos porque irá valer a pena”, completa a artista.
Uma das atrações mais aguardadas da noite foi a cantora carioca Jojo Todynho, que conduziu o público com seus principais sucessos do meio funk e pop nacional. Com praça cheia, lotada de ponta a ponta, o show seguiu até às 1h deste sábado (17), onde logo em seguida Penelopy Jean entrou para uma segunda performance, encerrando-se às 2h.
Com organização da Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais do Crato (Adacho), em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, Governo do Estado do Ceará, e o Deputado Estadual Fernando Santana, o evento também compôs uma proposta de defesa dos direitos LGBTQI+ e uma forma de expressão caririense quanto as demandas da comunidade.
Um dos organizadores, o educador e vice-presidente da associação, Gilney Matos, frisou a importância da luta nacional quando o evento deixou de se chamar “Parada Gay” para Parada do Orgulho LGBT, alinhando com o desenvolvimento deste movimento ocorrido em todo o país.
 “Quisemos transformar um momento de festa também na culminância de um projeto social, desenvolvido 365 no ano durante os últimos 16 anos. Fundamos em 2003 a Adacho e hoje temos garantidos por lei os direitos e as manifestações que ocorrem todos os anos. Isso é uma culminância de um projeto social maravilhoso, onde viemos alinhando com vários Estados em várias perspectivas”, conta Gilney.
Ele conta que a experiência dos últimos 15 anos levou a representar o Cariri e toda a comunidade envolvida nas ações da associação para Congresso Internacional LGBTI+, com representantes de toda a América Latina. Sendo a segunda maior parada do Ceará, Gilney destaca que o Crato tem protagonismo nas políticas públicas para estas minorias.
 “Contamos com edital da Casa Civil, onde submetemos através de um processo democrático um projeto elaborado a nível social para o financiamento no valor de R$ 50 mil, onde fomos contemplados com este edital específico para ações de combate a violência e a culminância dos projetos através das paradas em todo o Estado”, completa.


Badalo 

Postar um comentário

0 Comentários