Vinde, exultemos de alegria: Dom Gilberto Pastana celebra aniversário natalício



O bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, completou nesta segunda-feira, 29 de julho, 63 anos de vida. Nascido em 1956, em Boim, no Estado do Pará, ele é filho de Geraldo Braga de Oliveira e Rita Pastana de Oliveira, de descendência italiana.
Em ação de graças à sua vida, uma Missa foi rezada ao fim da tarde desta segunda, na Igreja Mãe da Diocese de Crato, Sé Catedral Nossa Senhora da Penha. Ao iniciar a Eucaristia, Dom Gilberto afirmou: “Toda honra tem que ser dada ao Senhor, que é a razão da nossa existência, da nossa vida.
 É bom celebrar com a comunidade, para que ela vivencie esse momento, afinal, a vida que o Senhor nos dá é para ser serviço, é para ser doação, é para ser entregue. Essa vida não nos pertence. Pertence a Deus e pertence ao povo, ao qual nós consagramos o serviço”.

O bispo emérito, Dom Fernando Panico, padres da Diocese de Crato, colaboradores de Dom Gilberto no serviço pastoral, concelebraram a Missa, assistidos por diáconos transitórios e permanentes. Seminaristas, religiosas, agentes de pastoral, movimentos e serviços formaram a assembleia festiva.
Nos sentimos muito alegres em estar aqui neste dia. Ele é um bispo do povo, um grande servo do Senhor e amado por nós”, disse Cildinha Machado, membro da Comunidade Missão Resgate. Fázia Galvão, da Fraternidade “O Caminho” partilhou do mesmo sentimento: “Ele nos convida muito a ser de Deus, a ser uma Igreja em saída, principalmente a nós, jovens. É muito bom ter ele como referência”.Tudo isso – completou o vigário-geral da Diocese, Padre José Vicente Pinto – vai se confirmando a cada dia. Para o sacerdote, celebrar o aniversário natalício de Dom Gilberto é elevar uma”ação de graças por aquela ‘ação de Deus’ que, chamando à existência um ser humano especial, coloca, esse mesmo ser humano, a serviço do Seu Reino, do Seu povo, na Igreja Diocesana do Crato”.
Ao fim da celebração, Dom Gilberto foi homenageado com a medalha do Jubileu de Diamante da Expocrato, pelos “relevantes serviços prestados pela Diocese à Expocrato, de 1944 a 2019”, segundo comentou o radialista Humberto Cabral.
A outorga da medalha foi concedida pelo presidente da Associação dos Caprinos e Ovinos da região do Araripe e representante do grupo gestor da Exprocrato, Pedro Maia. A mesma medalha também já fora concedida aos demais bispo, com exceção de Dom Quintino, que falecera antes de o evento ser realizado.
O bispo emérito, Dom Fernando Panico, padres da Diocese de Crato, colaboradores de Dom Gilberto no serviço pastoral, concelebraram a Missa, assistidos por diáconos transitórios e permanentes. Seminaristas, religiosas, agentes de pastoral, movimentos e serviços formaram a assembleia festiva.
“Nos sentimos muito alegres em estar aqui neste dia. Ele é um bispo do povo, um grande servo do Senhor e amado por nós”, disse Cildinha Machado, membro da Comunidade Missão Resgate. Fázia Galvão, da Fraternidade “O Caminho” partilhou do mesmo sentimento: “Ele nos convida muito a ser de Deus, a ser uma Igreja em saída, principalmente a nós, jovens. É muito bom ter ele como referência”.
Tudo isso – completou o vigário-geral da Diocese, Padre José Vicente Pinto – vai se confirmando a cada dia. Para o sacerdote, celebrar o aniversário natalício de Dom Gilberto é elevar uma”ação de graças por aquela ‘ação de Deus’ que, chamando à existência um ser humano especial, coloca, esse mesmo ser humano, a serviço do Seu Reino, do Seu povo, na Igreja Diocesana do Crato”.
Por: Patricia Mirelly/Assessoria de Comunicação



Postar um comentário

0 Comentários