Em Brejo Santo, festa do Sagrado Coração de Jesus é concluída com grande procissão


Procissão. (Foto: Patrícia Silva)
No altar, a imagem do Sagrado Coração de Jesus, ornada com rosas vermelhas, mostrava a exuberância da festa deste domingo, 28 de julho, para os fiéis da Paróquia dedicada a ele em Brejo Santo. O coral, formado por vinte e nove crianças, remetia ao céu na terra, enquanto acontecia a Solenidade presidida por dom Gilberto Pastana, no fim da tarde.

Ao todo foi mais de um mês preparação para este grande dia, com uma programação que envolveu todas as comunidades da Paróquia. O sentimento agora é de gratidão.

“Na pré- festa, um mês antes de começar o novenário, a imagem do Sagrado Coração de Jesus visitou todas as comunidades e a gente viu o fervor do povo. No dia 7de julho, a imagem chegou a sede e fizemos a pré- festa dentro da cidade, seguida do novenário, concluído ontem. Hoje só temos que agradecer ao Deus da vida por tudo que Ele tem realizado e feito em nossa cidade”, disse padre Edvan Carlos Guedes, vigário paroquial.
E o povo se envolveu mesmo com as celebrações. Nesta missa de encerramento, por exemplo, não tinha mais lugar nos bancos dentro da Igreja. Do lado de fora os andores com as imagens dos padroeiros das comunidades estavam no aguardo do término da celebração para seguirem em procissão.

E assim foi. Terminando a missa, todos seguiram em uma procissão que passou por nove ruas da cidade. Os andores dos padroeiros iam a frente, o do Sagrado Coração de Jesus atrás da banda municipal, seguido do povo de Deus. Nas ruas muitas famílias fizeram pequenos altares nas calçadas.
Retornando à Matriz, foi dada a Bênção do Santíssimo Sacramento, concluindo a festa do Sagrado Coração de Jesus 2019.
Festejar o Sagrado Coração de Jesus
Durante a homilia dom Gilberto falou sobre a importância de viver o festejo em honra ao padroeiro com o propósito de renovação da vida. “O festejo é um momento muito forte para fortificar a fé e se deixar conduzir pelo Espírito de Deus, para pedir esse Espírito de Deus e buscar a santidade em sua vida. Que bom que esta Paróquia é consagrada ao Sagrado Coração de Jesus que é o Coração puro, limpo, manso e humilde em que todos nós devemos nos inspirar, renascer”, orientou.

O bispo também falou sobre os frutos que a festividade deve deixar na vida dos fiéis. “Que possamos concluir essa festa e dizer como é bom fazer uma festa valorizando, cada vez mais, a Palavra de Deus, vivenciando mais a dimensão religiosa da nossa vida, fortificando o nosso seguimento ao Senhor e fazendo sempre o encontro com o Senhor. Esse encontro que nos liberta e nos faz, permanentemente, seus seguidores e missionários”, falou.
Ao fim da missa, que foi concelebrada pelo monsenhor Dermival de Anchieta Gondim e pelos padres Edvan e Arnaldo Pereira do Nascimento, as crianças do coral homenagearam dom Gilberto dando a ele um buquê de flores pela passagem dos seus aniversários, sacerdotal e natalício, além do abraço de cada um em nome de toda comunidade.

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE

Postar um comentário

0 Comentários